HISTÓRICO DA COMPANHIA
A Cia Nós de Teatro é uma companhia do Espírito Santo que trabalha desde 2014 com a investigação de poéticas distintas.
O primeiro espetáculo foi “A Verdadeira História de Tony e Clovis”, dirigido por Mario Ferreira, inspirado em números de palhaçaria. O espetáculo de rua com
texto de Carlos Augusto Nazaré foi apresentado na Praça de Fátima, no centro de
Cachoeiro de Itapemirim e na Universidade Vila Velha antes de circular por festivais de teatro. Participou do 24o Festival de Teatro de Curitiba e do 14o Festival de Teatro de Guaçui, recebendo cinco indicações: melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor figurino, melhor direção e melhor espetáculo de rua.
Com cena baseada no poema "Ponto de Vista" de autoria e direção de Marco Antonio Reis, a Cia Nós levou o prêmio de MELHOR INTÉRPRETE para BRENDA PERIM, no Festival Newton Braga de Poesia Falada 2015.
Em pesquisa junto ao Nucleo "A Poética Cênica, Seus Dispostivos e Estratégias de Transmissão", da Universidade Vila Velha, a Cia criou os espetáculos “As Criadas”, com adaptação do texto do
francês Jean Genet e “Navalha na Carne”, de Plinio Marcos - desenvolvidos com o apoio do CNPQ e FUNADESP.
"As Criadas" e "Navalha na Carne" apresentarama na ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA da UVV, e tiveram estreia nacional em 2016 no 25o FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA (MOSTRA FRINGE) e seguiram com temporada em Vitória, no Teatro Carlos Gomes. "Navalha na Carne" se apresentou também no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. Além deste, "As Criadas" também participou com work-in-progress em 2015 na "OFF - MOSTRA TEATRO DE GRUPO".
Com o apoio dos editais Coletivos Artísticos Juvenis e Incentivo à Leitura da SECULT/ES, a Cia Nós de Teatro desenvolveu o I FESTIVAL DE TEATRO DE RUA JOVEM e o I CORTEJO
POÉTICO CAPIXABA.
No ano de 2017 a Cia promoveu de forma independente o projeto "OFICINA DE TEATRO DE VERÃO" na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que consistia em uma oficina com carga horária de 24 horas, para crianças, adultos, e adolescentes. O projeto foi desenvolvido em parceria com Associação Teatral de Cachoeiro de Itapemirim - ASTECA.
Atualmente a Cia circula com os espetáculos, Mauvais Mots As Criadas, e Navalha na Carne. E está produzindo o espetáculo infano-juvenil " A menina que queria ser estrela" baseado no folclore brasileiro.
Espetáculo Navalha na Carne
A Verdadeira História de Tony e Clovis
I Cortejo Poético Capixaba
I Festival de Teatro de Rua Jovem
m *
Oficina de Teatro de Verão
Comentários
Postar um comentário