AS CRIADAS projeto Mauvais Mots

Fotografia: Hid Said


POR QUE "MAUVAIS MOTS"


Em "Mauvais Mots", que quer dizer "palavra suja" em francês, a Cia Nós de Teatro junta Plinio Marcos e Jean Genet para tematizar os limites entre realidade e alucinação.  Em "Navalha na Carne", com sede de testemunhar a injustiça ou "o absurdo" do real, Plinio Marcos nos apresenta uma espécie de “oui clot” (referência ao termo “sem saída” da peça homônima de Sartre): na sórdida realidade do cortiço onde vivem, os personagens são testemunhas de um real asfixiante que, por sua vez, se aproxima do não-sentido da vida quando tudo retorna ao mesmo lugar. Como no Mito de Sísifo, inspiração primeira para o Teatro do Absurdo de Genet, o homem carrega a pedra até o topo para que novamente role montanha a baixo. O real alucina: o mundo é assim, por mais absurdo que pareça e só terá sentido, se cada um doar de si para construí-lo.

Fotografia: Hid Said





























MAUVAIS MOTS: AS CRIADAS


Ao brincar de encenar o assassinado da patroa (Rejane Arruda), Claire (Brenda Perim) e Solange (Amanda Lima) acabam cometendo um crime real: este é o mote para a adaptação do texto homônimo de Jean Genet, assinado pela Cia Nós de Teatro em pesquisa laboratorial na Universidade Vila Velha com o apoio do CNPQ e FUNADESP.


O efeito de assombro causado pelas imagens dos corpos, recortadas e duplicadas infinitamente através de filmagens ao vivo, é reforçado pela mistura das vozes das personagens, o lirismo das formas corporais e a atmosfera de suspense da trilha sonora do jogo de videogame “Bioshock 2”.  

Fotografia: Hid Said




FICHA TÉCNICA

ADAPTAÇÃO DO TEXTO HOMÔNIMO DE JEAN GENET: 
Cia Nós de Teatro

DIREÇÃO: Marco Antônio Reis

ELENCO: Amanda Lima, Brenda Perim, Rejane Arruda

CENÁRIO: Cia Nós de Teatro

FIGURINO: Mario Ferreira 

ILUMINAÇÃO: Mario Ferreira, Rodrigo Paulo Eisfeld e Marco Antônio Reis

SONOPLASTIA: Marco Antônio Reis

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Leonardo Dariva

PESQUISA: Marco Antônio Reis, Brenda Perim e Rejane Arruda.

OPERAÇÃO DE VÍDEO: Mario Ferreira

OPERAÇÃO DE SOM: Fagner Soares

PROD
UÇÃO: Cia Nós de Teatro

APOIO: Universidade Vila Velha, FUNADESP, CNPQ

REALIZAÇÃO: Cia Nós de Teatro e Grupo de Pesquisa "A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão"


CURRICULO DO DIRETOR:

Marco Antonio Reis é um jovem diretor capixaba. Bolsista de Iniciação Científica apoiado do curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha, com apoio da FAPES, realiza pesquisas em Direção Teatral, de onde surgiu o espetáculo "Mauvais Mots: As Criadas". Tem formação na "Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória", da Associação Teatral de Cachoeiro de Itapemirim. Foi premiado Melhor Diretor no I Festival de Teatro de Rua com a peça "O Pato do Imperador" em 2016 e dirigiu cena com poema próprio que levou o prêmio de Melhor Interpretação para Brenda Perim no "Festival Newton Braga de Poesia Falada" em 2015. Realizador do projeto premiado pela SECULT "I Cortejo Poético Capixaba", é também ator, tendo participado de vários espetáculos, entre eles:  "Quem Tem Medo de Plinio Marcos?" e "A Verdadeira História de Tony e Clovis" (indicação de Melhor Ator no festival de Guaçuí em 2015).


APRESENTAÇÃO DE AS CRIADAS NO 25o FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA / 2016

Fotos: Annelize Tozetto

APRESENTAÇÃO DE WORK-IN-PROGRESS NA IV ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA DA UNIVERSIDADE VILA VELHA E NA MOSTRA OFF CAPIXABA DE TEATRO DE GRUPO - 2015


Fotos: Cia Nós de Teatro
























Foto: Matheus Schimidt



TRAJETÓRIA

"Mauvais Mots: As Criadas" foi constituído em pesquisa de Iniciação Científica na Universidade Vila Velha, com apoio FUNADESP/CNPQ/FAPES junto ao Grupo de Pesquisa "A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão". A peça é uma realização da Cia Nós de Teatro e estreou no 25o Festival de Teatro de Curitiba e 2016, antes apresentando work-in-progress na "OFF - Mostra de Teatro de Grupo" e na "IV Abertura de Processos de Criação Cênica" na Universidade Vila Velha, em 2015. Em junho de 2016 está cumprindo temporada no Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES).


CRIAÇÃO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE
VILA VELHA 2015/2016


ESTRUTURAÇÃO CÊNICA A PARTIR DE MONTAGEM 
COM CAMPO DE VISÃO E AÇÃO SOBRE O OUTRO

Projeto de pesquisa aprovado no Edital n.20/2015 do Programa Instituicional de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI - UVV/CNPq/FAPES e plano de trabalho veiculado ao projeto "Efeitos de Realidade (e Alucinação): Uma Investigação da Atuação Realista Através do Dispositivo Cênico-cinematográfico", desenvolvido por Rejane Arruda com o apoio do CNPQ e FUNADESP.

Pesquisador: Marco Antonio Reis
Orientador: Profa. Dra. Rejane K. Arruda

Investiga-se construção de personagens através da prática do “Campo de Visão” e "Ação Sobre o Outro"; bem como a poética teatral advinda da aplicação conjunta. A pesquisa se justifica pela colaboração entre princípios (plasticidade corporal e relação) tomados como divergentes na cultura teatral e, tabém, pela sistematização de um procedimento novo, contribuindo, assim, para o campo da Formação do Ator e Pedagogia do Teatro. A"Ação Sobre o Outro"(oriunda da prática de Javier Daulte e desdobrada na UVV) nunca foi formalizada sistematicamente. Utiliza-se do método empírico, em prática laboratorial de criação cênica através da montagem do espetáculo “As Criadas”, da Cia Nós de Teatro, problematizada no grupo de pesquisa “A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão” do curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha.



ORGANICIDADE PSÍQUICA CORPÓREA 
DA PERSONAGEM

Projeto de pesquisa aprovado no Edital n.20/2015 do Programa Instituicional de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI - UVV/CNPq/FAPES e plano de trabalho veiculado ao projeto "Efeitos de Realidade (e Alucinação): Uma Investigação da Atuação Realista Através do Dispositivo Cênico-cinematográfico", desenvolvido por Rejane Arruda com o apoio do CNPQ e FUNADESP.

Pesquisador: Brenda Perim
Orientador: Profa. Dra. Rejane K. Arruda


Procura-se investigar a produção de uma verdade cênica para o personagem, utilizando-se o Campo de Visão e da “relação com o outro”. A dramaturgia oferece ao ator materiais que serão utilizados em função da relação com o outro e a construção das ações físicas de maneira alternada com o exercício do Campo de Visão. A hipótese é que esta alternância se dá como uma crescente, onde o ator cria uma espécie de "acumulo de relação", para que, em determinado momento, esta vivência se expanda, produzindo um “efeito de personagem” (fundamentados em reação e na função do “deixar-se levar”). Utilizaremos o método empírico, em práticas laboratorial de criação cênica através de oficinas no grupo de pesquisa “A Poética Cênica, seus dispositivos e Estratégias de transmissão”, com objetivo de montar um espetáculo, escrever um artigo, e distribuir material audiovisual nas bibliotecas. O projeto se justifica no uso alternado de técnicas inovadoras para a busca da verdade cênica.

Comentários

Postagens mais visitadas