AS CRIADAS projeto Mauvais Mots
Fotografia: Hid Said
Em "Mauvais Mots", que quer dizer "palavra suja" em
francês, a Cia Nós de Teatro junta Plinio Marcos e Jean Genet para tematizar os
limites entre realidade e alucinação. Em "Navalha na
Carne", com sede de testemunhar a injustiça ou "o absurdo"
do real, Plinio Marcos nos apresenta uma espécie de “oui clot”
(referência ao termo “sem saída” da peça homônima de Sartre): na sórdida
realidade do cortiço onde vivem, os personagens são testemunhas de um real
asfixiante que, por sua vez, se aproxima do não-sentido da vida quando tudo
retorna ao mesmo lugar. Como no Mito de Sísifo, inspiração primeira para o
Teatro do Absurdo de Genet, o homem carrega a pedra até o topo para que
novamente role montanha a baixo. O real alucina: o mundo é assim, por mais
absurdo que pareça e só terá sentido, se cada um doar de si para construí-lo.
Fotografia: Hid Said
MAUVAIS MOTS: AS CRIADAS
Ao brincar de encenar o assassinado da patroa (Rejane
Arruda), Claire (Brenda Perim) e Solange (Amanda Lima) acabam cometendo um
crime real: este é o mote para a adaptação do texto homônimo de Jean Genet, assinado
pela Cia Nós de Teatro em pesquisa laboratorial na Universidade Vila Velha com
o apoio do CNPQ e FUNADESP.
O efeito de assombro causado pelas imagens dos corpos,
recortadas e duplicadas infinitamente através de filmagens ao vivo, é reforçado
pela mistura das vozes das personagens, o lirismo das formas corporais e a atmosfera
de suspense da trilha sonora do jogo de videogame “Bioshock 2”.
Fotografia: Hid Said
FICHA TÉCNICA
ADAPTAÇÃO DO TEXTO HOMÔNIMO DE JEAN GENET:
Cia Nós de Teatro
Cia Nós de Teatro
DIREÇÃO: Marco Antônio Reis
ELENCO: Amanda Lima, Brenda Perim, Rejane Arruda
CENÁRIO: Cia Nós de Teatro
CENÁRIO: Cia Nós de Teatro
FIGURINO: Mario Ferreira
ILUMINAÇÃO: Mario Ferreira, Rodrigo Paulo Eisfeld e Marco Antônio Reis
SONOPLASTIA: Marco Antônio Reis
PESQUISA: Marco Antônio Reis, Brenda Perim e Rejane Arruda.
OPERAÇÃO DE VÍDEO: Mario Ferreira
OPERAÇÃO DE SOM: Fagner Soares
PRODUÇÃO: Cia Nós de Teatro
APOIO: Universidade Vila Velha, FUNADESP, CNPQ
REALIZAÇÃO: Cia Nós de Teatro e Grupo de Pesquisa "A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão"
REALIZAÇÃO: Cia Nós de Teatro e Grupo de Pesquisa "A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão"
CURRICULO DO DIRETOR:
APRESENTAÇÃO DE AS CRIADAS NO 25o FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA / 2016
Fotos: Annelize Tozetto
APRESENTAÇÃO DE WORK-IN-PROGRESS NA IV ABERTURA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA DA UNIVERSIDADE VILA VELHA E NA MOSTRA OFF CAPIXABA DE TEATRO DE GRUPO - 2015
Fotos: Cia Nós de Teatro
Foto: Matheus Schimidt
"Mauvais Mots: As Criadas" foi constituído em pesquisa de Iniciação Científica na Universidade Vila Velha, com apoio FUNADESP/CNPQ/FAPES junto ao Grupo de Pesquisa "A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de Transmissão". A peça é uma realização da Cia Nós de Teatro e estreou no 25o Festival de Teatro de Curitiba e 2016, antes apresentando work-in-progress na "OFF - Mostra de Teatro de Grupo" e na "IV Abertura de Processos de Criação Cênica" na Universidade Vila Velha, em 2015. Em junho de 2016 está cumprindo temporada no Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES).
CRIAÇÃO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE
VILA VELHA 2015/2016
ESTRUTURAÇÃO CÊNICA A
PARTIR DE MONTAGEM
COM CAMPO DE VISÃO E AÇÃO SOBRE O OUTRO
Projeto de pesquisa aprovado no Edital n.20/2015
do Programa Instituicional de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI -
UVV/CNPq/FAPES e plano de trabalho veiculado ao projeto "Efeitos de
Realidade (e Alucinação): Uma Investigação da Atuação Realista Através do Dispositivo
Cênico-cinematográfico", desenvolvido por Rejane Arruda com o apoio do CNPQ e FUNADESP.
Pesquisador: Marco Antonio
Reis
Orientador: Profa. Dra.
Rejane K. Arruda
Investiga-se construção de
personagens através da prática do “Campo de Visão” e "Ação Sobre o
Outro"; bem como a poética teatral advinda da aplicação conjunta. A
pesquisa se justifica pela colaboração entre princípios (plasticidade corporal
e relação) tomados como divergentes na cultura teatral e, tabém, pela sistematização
de um procedimento novo, contribuindo, assim, para o campo da Formação do Ator
e Pedagogia do Teatro. A"Ação Sobre o Outro"(oriunda da prática de
Javier Daulte e desdobrada na UVV) nunca foi formalizada sistematicamente. Utiliza-se
do método empírico, em prática laboratorial de criação cênica através da
montagem do espetáculo “As Criadas”, da Cia Nós de Teatro, problematizada no
grupo de pesquisa “A Poética Cênica, Seus Dispositivos e Estratégias de
Transmissão” do curso de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha.
ORGANICIDADE PSÍQUICA CORPÓREA
DA PERSONAGEM
Projeto de pesquisa aprovado no Edital n.20/2015
do Programa Instituicional de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI -
UVV/CNPq/FAPES e plano de trabalho veiculado ao projeto "Efeitos de
Realidade (e Alucinação): Uma Investigação da Atuação Realista Através do Dispositivo
Cênico-cinematográfico", desenvolvido por Rejane Arruda com o apoio do CNPQ e FUNADESP.
Pesquisador: Brenda Perim
Orientador: Profa. Dra. Rejane K. Arruda
Procura-se investigar a produção de uma verdade
cênica para o personagem, utilizando-se o Campo de Visão e da “relação com o
outro”. A dramaturgia oferece ao ator materiais que serão utilizados em função
da relação com o outro e a construção das ações físicas de maneira alternada
com o exercício do Campo de Visão. A hipótese é que esta alternância se dá como
uma crescente, onde o ator cria uma espécie de "acumulo de relação",
para que, em determinado momento, esta vivência se expanda, produzindo um
“efeito de personagem” (fundamentados em reação e na função do “deixar-se
levar”). Utilizaremos o método empírico, em práticas laboratorial de criação
cênica através de oficinas no grupo de pesquisa “A Poética Cênica, seus
dispositivos e Estratégias de transmissão”, com objetivo de montar um
espetáculo, escrever um artigo, e distribuir material audiovisual nas
bibliotecas. O projeto se justifica no uso alternado de técnicas inovadoras
para a busca da verdade cênica.
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